Coletivo de saúde do MST realiza mutirão de atendimento nas áreas de assentamento da regional Extremo Sul

Coletivo de saúde do MST realiza mutirão de atendimento nas áreas de assentamento da regional Extremo Sul

Três cidades da região já receberam o mutirão de saúde com médicos do MST.

Por Coletivo de Comunicação do MST

Vem acontecendo nas áreas de reforma agraria da região do extremo sul da Bahia, o mutirão de saúde com médicos do Movimento Sem Terra. Os Assentamentos Jaci Rocha, município de Prado, Assentamento Rosa do Prado, município de Alcobaça e Assentamento Lulão, no município de Santa Cruz de Cabrália, foram atendidos, gerando mais de 200 consultas.

Para o dirigente estadual, Paulo Cesar Souza, as parcerias entre as prefeituras e MST tem garantido apoio ao coletivo de saúde na realização dos mutirões. “Essa parceria entre município e movimento social reforça a importância do cuidado das famílias do campo, o MST tem como objetivo a transformação da sociedade e isso começa com a saúde de cada camponês e camponesa” conclui Souza.

Todo mutirão começa bem cedo, com atividades físicas, atendimento médico e exames para os assentados e assentadas. Um esforço coletivo para garantir qualidade de vida e prevenção a toda comunidade. A ação faz parte das demandas do coletivo de saúde do MST, com atendimento médico gratuito e prevenção da saúde.

Os atendimentos médicos são, clínico geral, saúde da mulher, ginecologia e exames de ultrassonografia, de abdômen total, obstétrico, transvaginal, mama e tireoide.

Para Taliane Amaral, do coletivo de saúde do MST, a ação faz parte do processo organizativo do setor de saúde e reforça o cuidado com a vida de quem mora no campo. “Essa preocupação está refletida no papel que a Reforma Agraria Popular nos apresenta, promovendo ações de prevenção e cuidado, com qualidade e gratuitamente” encerra Amaral. O próximo assentamento a receber será o Fabio Henrique no município de Prado. O coletivo pretende passar com o mutirão de saúde, por todas as áreas de Reforma Agrária da região.

Fechar Menu