Assentamento União da Chapada em Itaetê inaugura Unidade Básica de Saúde

Assentamento União da Chapada em Itaetê inaugura Unidade Básica de Saúde

Há cerca de dezoito anos se deslocando em torno de dezenove quilômetros para terem assistência médica, famílias Sem Terras inauguram Unidade de Saúde

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Para Voz do Movimento

A inauguração da Unidade Básica de Saúde do Assentamento União da Chapada em Itaetê, região da Chapada Diamantina – Bahia, ocorreu por volta das 14h30 desta segunda feira (22).

O ato contou com a participação de algumas lideranças locais e pessoas da comunidade, porém sem aglomeração, respeitando as regras do distanciamento social.

O Assentamento tem 172 famílias assentadas, conforme informações da Direção Estadual do MST. Antes, elas se deslocavam cerca de 19 km até a cidade para realizarem consultas médicas. Depois, passaram a ser atendidas numa casa comum, cedida no dia do atendimento, ficando difícil de realizar muitos procedimentos.

Agora, com a Unidade de Saúde construída as famílias terão atendimento bem pertinho de casa e, com todos os procedimentos e cuidados necessários.

Conforme informações da Secretaria de Saúde do Município, a Unidade de Saúde do Assentamento vai atender durante a semana inteira. Haverá serviços de aferição de temperatura, pressão, glicemia e realização de curativos.

Inicialmente, o espaço conta com os materiais mínimos necessários para o atendimento médico, pequenos procedimentos, e atendimento ambulatório.

Os serviços médicos e de enfermagem ocorrerão uma vez por semana, durante as quintas-feiras. As vacinações também ocorrerão no mesmo dia que o atendimento médico.

Segundo Abraão Brito – Articulador político do MST, a construção da Unidade de Saúde contou com o esforço do Prefeito Valdes Brito junto ao Deputado Federal Valmir Assunção. “Nós dos assentamentos estamos muito grato e feliz por essa conquista”, afirma.

A Unidade de Saúde era uma obra que estava parada, mas com o apoio do Deputado Federal (Sem Terra) Valmir Assunção, a obra foi finalizada e sua inauguração ocorreu nesta segunda feira.

Para Abraão, essa conquista reafirma o compromisso que o Deputado Federal Valmir Assunção tem com a Reforma Agraria. “Ele sempre tem lutado para atender a saúde dos Assentamentos da Bahia, e agora foi a vez do Assentamento União da Chapada no município de Itaetê, onde irá beneficiar centenas de pessoas”, argumenta Brito.

Além do atendimento à população local, a obra também beneficiará as comunidades circunvizinhas.

Fechar Menu