Agricultura familiar conquista trator para acampamentos e assentamentos do extremo sul da Bahia.

Agricultura familiar conquista trator para acampamentos e assentamentos do extremo sul da Bahia.

Por Coletivo de comunicação do MST na Bahia

Nesta quinta feira (09) , a Brigada Olga Benário, situada nos municípios de Itamaraju-Ba, Prado-Ba e Teixeira de Freitas, colhe mais um fruto através de muita luta e resistência da classe trabalhadora.

O Deputado Federal e também companheiro de luta – Valmir assunção (PT-BA), conquista trator para as áreas de assentamento e acampamento da brigada. A Aquisição do veículo traz elementos fundamentais para impulsionar a agricultura familiar nas áreas de assentamento e acampamento.

Segundo Maristela da Direção da Olga, a Conquista partiu de muitas marchas e muito enfrentando ao sistema e seu projeto de inviabilizar ações para o campo.

Esse trator é uma conquista coletiva do MST e Será utilizado
para atender todos os companheiros das nossas áreas de reforma agrária na localidade. É um momento de sorrirmos por mais essa vitória, Conclui Maristela.

Nesse período de enfrentando ao covid-19 ferramentas que incentivam a produção de alimentos no campo são necessária para o abastecimento da população nas cidades. Produzir alimentos no atual período e minimizando os impactos gerados pela Pandemia, em relação a fome.

Segundo a agricultora Matenai Meirelles do acampamento Egídio Brunetto “Aqui no Egídio tínhamos uma dificuldade muito grande de preparar a terra para o plantio. O trator que havia aqui não dava conta de suprir as necessidades das famílias que aqui vivem e não tinha disponibilidade o suficiente para atender todas as demandas.”

“Esse novo trator que chegou ele é bem mais potente, fará em menos tempo uma quantidade de maior de trabalho. Isso irá triplicar a produção de alimentos agroecológicos dentro da área, principalmente nesse período tão escasso”. Conclui Meirelles.

Com a oportunidade de produzir mais alimentos junto vem a oportunidade de levar mais alimentos não só para as nossas famílias mas também para as pessoas que necessitam. Alimentação dentro da área e fora dela também. Temos terra e agora uma ferramenta para produzir nossos alimentos em maior quantidade.

A ação ocorrida cumpriu todas as medidas de segurança recomendadas pelo setor de saúde.

Fechar Menu